top of page
  • Foto do escritorVisões d´Água Piscinas

Os benefícios surpreendentes da sauna e do banho turco para a saúde e bem-estar.

Além do prazer do relaxamento associados à Sauna, Banho Turco e SPA, os benefícios para a saúde têm sido reconhecidos ao longo dos séculos e assumem-se, na sociedade moderna, como uma ótima atividade para combater o stress e promover a resistência natural à doença, tornando-se muito importantes para uma vida saudável.



A Sauna é de origem finlandesa e permite expor o corpo a uma temperatura média entre os 60º e os 85ºC, para eliminar diversas toxinas acumuladas ao longo do tempo, devido à poluição, má alimentação, stress, entre outros fatores.

O uso de pedras, logo acima das resistências, mantém o calor por muito tempo dentro da sauna, no entanto é aconselhável que, depois da permanência na cabine, se siga um duche de água fria, para reativação do sistema cardiovascular e libertação das toxinas que se acumulam na superfície da pele suada. Produz o efeito de relaxamento no corpo e na mente.


O Banho Turco, Sauna Húmida ou Hammam, realiza-se com uma temperatura húmida de 37º a 60ºC, permitindo que a transpiração produzida não se evapore. O corpo não consegue baixar a temperatura natural e produz suor, com mais abundância, na tentativa de se refrigerar. A transpiração abundante ajuda a eliminar as impurezas do corpo e é particularmente benéfica para as pessoas que fazem retenção de líquidos. Reduz o stress e alivia as dores musculares, melhora e previne doenças respiratórias e aumenta a imunidade.





Se, depois do treino, pretende desfrutar do banho turco ou da sauna, deve esperar cerca de 15 minutos para que a temperatura corporal baixe. Recomenda-se que comece a sessão por imersão no SPA, siga para o Banho Turco e termine a sessão com a Sauna. Para aumentar os benefícios do Banho Turco e da Sauna, deve tomar um duche de água fria, começando pelas extremidades até ao centro do corpo, para uma vasoconstrição sanguínea, que ajudará a eliminar os resíduos dos músculos e a nutri-los ao mesmo tempo.

Lembre-se que qualquer equipamento wellness tem sempre o efeito potenciado pelo ambiente envolvente e por rituais complementares de relaxamento, como a cromoterapia e a aromoterapia, associados a sons tranquilizantes.

459 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page