• Visões d´Água Piscinas

Alerta para a areia do filtro da sua piscina

A Bomba e o filtro da sua piscina correspondem ao coração e aos pulmões do seu corpo, por isso escolhemos cuidadosamente estes equipamentos, apostando em marcas que nos dão garantias de qualidade e de um desempenho seguro. Enquanto que a primeira permite que a água e a solução de tratamento circulem no filtro, de forma a garantir uma purificação permanentemente, o segundo retém as impurezas presentes na água da piscina, garantindo uma limpidez saudável para assegurar o conforto ideal durante o banho.


A manutenção da água é realizada 80% pela filtração (tratamento físico) e 20% pelos produtos de limpeza (tratamento mecânico ou químico). A escolha da filtração é um elemento primordial para a sua piscina, no qual a poupança não é equacionada para não lhe ser faturada numa menor longevidade do equipamento, ou até no orçamento de manutenção regular.


O filtro de areia é muito utilizado pela sua grande facilidade de limpeza e pelo grau de finura de filtração.

Pelo filtro de areia passa a água da piscina, deixando as suas impurezas retidas nos grãos de areia do mesmo.



Tal como deve cuidar da sua saúde, sabendo que hoje é a medicina preventiva que nos proporciona uma maior longevidade e qualidade de vida, o filtro da sua piscina para poder manter a sua eficácia, também tem que ter uma manutenção regular e cuidada.

Uma boa manutenção do filtro é fundamental. Recomenda-se uma limpeza e backwash, uma vez por mês, no período de Inverno e uma vez por semana no período de maior utilização da piscina.


Durante o processo de filtração e por ação mecânica, a areia vai-se desgastando, ficando polida, os seus grãos tornam-se mais pequenos e a areia, por ação do calcário, vai endurecendo e ficando suja.


Uma areia envelhecida perde a sua capacidade de filtração. Quando a água atravessa o filtro e encontra blocos de areia, e em vez de os atravessar, vai escolher o caminho mais fácil, ou seja, vai passar pelo seu exterior não sendo filtrada. Isto é um sinal de que está na altura de trocar a areia do filtro da sua piscina.


A longevidade da areia depende da regularidade da manutenção, mas poderá varear entre 3 e 7 anos, passando por um processo de reposição do nível correto da mesma no filtro, em períodos de 2 a 3 anos.


Antes de iniciar a época balnear, verifique se é necessário mudar a areia do filtro da sua piscina, fazendo um teste simples:

· O fluxo dos bicos injetores está mais fraco, mesmo após uma lavagem do filtro?

· Tem sentido muita dificuldade em manter a sua água em boas condições, apesar de estar quimicamente equilibrada e respeitar o período de filtração adequado?

· Olhe para a campânula transparente do seu filtro, verifica alguns depósitos de calcário?

· Abra o filtro e mergulhe a sua mão na areia, sente que esta tem blocos duros?

· A areia tem desaparecido do seu filtro? Encontrou areia do filtro, na piscina?


Se a sua resposta a estas questões foi positiva, então significa que tem um pequeno problema para resolver e que se este for adiado pode refletir-se na qualidade da água e posteriormente na danificação do próprio filtro. Lembre-se de que na base da poupança está a prevenção.


Seja ágil, chame um técnico para mudar a areia do filtro da sua piscina. Trate os sintomas para prevenir a doença, pois com uma piscina “saudável”, terá um verão feliz e tranquilo.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Copyright © 2020 VISOES DAGUA PISCINAS. Todos os direitos reservados. Design byTiago Correia