• Visões d´Água Piscinas

Saiba como a chuva pode afetar a água da sua piscina.

Embora a manutenção regular ou automática da piscina possa manter a água limpa, as ações do tempo não estão sujeitas a nenhuma rotina e a natureza pode surpreendê-lo.


Torna-se necessário alertá-lo para os diversos efeitos que a chuva pode ter sobre a qualidade da água da sua piscina.




A chuva pode alterar os níveis químicos da água, sendo o pH o mais afetado.


Sabemos que a água de uma piscina deve manter o pH entre 7.2 e 7.4, mas este pode ser desequilibrado pela acidez da água da chuva. Se é verdade que a chuva forte pode ajudar a diluir alguns produtos químicos, que precisam de ser diluídos, também é verdade que irá baixar a concentração de desinfetante da piscina, fugindo ao desejável controlo. Não ignore a chuva fraca, pois esta pode ser o veículo de esporos de algas que poderão alterar a coloração ou transparência da sua piscina.


É normal que, depois de períodos chuvosos, necessite de controlar o pH da piscina, de intensificar o tratamento com uma dose extra de cloro, ou de proceder a um reforço de sal, conforme o sistema que adotou.


A chuva geralmente vem com vento e tudo o que o vento arrasta ao longo do caminho; pólen, poeiras, folhas, esporos de algas e lixo, cobrindo a superfície e o fundo da piscina. Se tudo isto pode entupir o filtro e as bombas, a acumulação de matérias orgânicas favorece a propagação exponencial de algas que tem de ser combatida num curto espaço de tempo.



As chuvas fortes podem causar inundações no quintal e consequentemente levar ao escoamento de detritos extras para a sua piscina, ou fazer com que o nível de água na piscina suba acima dos skimmers, anulando o seu efeito de sucção superficial.


Agora que já sabe os efeitos que a chuva pode ter sobre a água da sua piscina, fique atento e depois de uma tempestade limpe a superfície da piscina, os cestos dos Skimmers, faça uma lavagem de filtro e/ou aproveite para drenar a água em excesso com uma aspiração para o esgoto. Por fim teste e ajuste os parâmetros químicos da água da sua piscina.


Lembre-se que a água é um ser vivo precioso, que lhe pode oferecer muitos momentos felizes, mas que necessita de ser tratada com muito cuidado.




287 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo