• Visões d´Água Piscinas

Wellness para os 5 sentidos

O conceito wellness refere-se a um estado de saúde e bem-estar que inclui a relação entre o corpo, o espírito e a alma do ser humano, sendo a mesma influenciada pelo ambiente. A experiência sensorial, inserida na categoria de experiência de escape é potenciada pela envolvência de uma SPA, sauna ou banho turco.


O ambiente Welness é um antecedente para a sensação de relaxamento e de prazer, por isso deve haver um cuidado especial com o espaço envolvente; a arquitetura, o design, a decoração, a harmonia das cores utilizadas, o aroma, a música ambiente, a textura do espaço e até as experiências de degustação devem desencadear percepções positivas, estimulando os 5 sentidos.





Audição- Os sons da natureza oferecem o antídoto à poluição sonora da vida urbana moderna. O sentido da audição é despertado através da música ambiente, recorrendo, maioritariamente a sons naturais, do mar, da floresta, de água a correr numa cascata ou simplesmente a instrumentos musicais em volume reduzido, de forma a promover o relaxamento. A música que tranquiliza e inspira, influencia os níveis hormonais e a atividade fisiológica, podendo, desse modo, aliviar os estados de espírito de depressão e ansiedade e reduzir a dor, ao mesmo tempo que reforça as células do sistema imunitário. Quando se gosta de uma música este sentimento gera endorfinas, que aliviam de forma natural a dor física.

Tato- O bem-estar também resulta das sensações suaves e afetuosas que se geram quando estabelecemos contacto com outra pessoa, através de massagens. O sentido do tato é despertado, principalmente, pelo toque e pela temperatura. Os toques macios das toalhas, dos tapetes e dos óleos quentes, proporcionam momentos verdadeiramente zen. As mudanças de temperatura refletem uma torrente de prazer geradoras de mudanças fisiológicas e bioquímicas que melhoram consideravelmente a qualidade de vida. Estudos efetuados sobre a importância do toque confirmam que a pele é uma importante porta de entrada para a nossa farmácia interior.

Olfato- O sentido do olfato é estimulado pela aromatização do espaço, com essências que despertem o relaxamento e alívio de stress, maioritariamente, recorrendo a produtos naturais com aromas de alfazema, canela, hortelã, laranja, lavanda, limão e menta. Assim, a alfazema, o cedro e a bergamota têm um efeito relaxante sobre a mente e podem ser usados para acalmar a ansiedade e tratar a insónia. O zimbro, a hortelã-pimenta e o alecrim ajudam a aliviar a fadiga física e mental. Os óleos de jasmim, de sândalo e de rosa têm um efeito tranquilizante, que pode ajudar a acalmar a irritação.

Como seres humanos, podemos não estar tão conscientes do sentido do olfato como dos outros sentidos, mas este não é menos importante. A parte do nosso cérebro que processa o olfato está intimamente ligada às nossas emoções, às nossas recordações e às nossas reações primárias.

Visão- o sentido da visão está presente principalmente através da decoração e das cores da iluminação. Figuras de budas, plantas verdes, um bonsai, pedras no chão e papel de parede relacionado com o setor (por exemplo, imagem de massagem, imagem de pedras quentes e imagem da flor de lótus) são fundamentais para enriquecer o oásis welness. No que respeita à iluminação, pode encontrar nela a resposta para o ambiente que pretende criar em cada momento. Pode recorrer ao uso de velas para tornar o ambiente romântico, ou basear-se nos princípios da cromoterapia escolhendo as cores ou tons adequados aos sentimentos que pretende desencadear ou combater.

Vermelho – intenso e estimulante, é indicado para afastar a depressão e o desânimo. É a cor das paixões, conquistas e sexualidade;

Amarelo – Age sobre a mente, ajudando a raciocinar e a afastar os pensamentos obsessivos. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade;

Laranja – é restaurador e regenerador, ajudando na recuperação emocional. É a cor da coragem e da reconstrução;

Verde – é calmante e reforça o equilíbrio. O verde tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa. É a única cor que não possui nenhuma contra-indicação;

Azul – traz paciência e serenidade, ajudando a descontrair o corpo e a mente. É indicada nos casos de insônia e stress, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono;

Índigo – ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição;

Violeta ou lilás – é uma cor muito espiritual e mística, ajudando quem está desequilibrado emocionalmente.

Paladar- O sentido do paladar é despertado através do ritual de chá, por vezes acompanhado com biscoitos, frutas frescas, ou sumos naturais e revigorantes.

Num espaço Welness são fundamentais; um SPA, uma sauna e um banho turco, mas existem inúmeros complementos que potenciam o bem-estar, despertando os cinco sentidos de forma integrada e homogénea para que o resultado seja fantástico, para o corpo e para a mente.

33 visualizações